Saiba como estruturar o seu negócio de restauração em áreas
- Sandra Gomes
- 20 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2020
O objetivo de um negócio de restauração é satisfazer as necessidades dos seus consumidores através de serviços e produtos de gastronomia.
Embora as especificidades próprias de cada estabelecimento, tipo de serviço, menu ou clientes, é em função do seu objetivo que a empresa vai adaptar a sua forma de organização interna.
Cumprir com esta função de satisfação directa ou indirecta das necessidades do consumidor divide a organização em várias áreas, sendo as principais, as seguintes:
Área comercial - As funções relacionadas à relação comercial e ao serviço prestado ao cliente, como por exemplo: procurar novos clientes, agendar reservas, aceitar encomendas, vender serviços de catering, serviço de mesa, venda sugestionada, etc. (Áreas de Suporte)
Área de produção - As funções ligadas à produção. Desenvolvimento de menu, confeção, produção e mise en place. Também a produção de bebidas no bar ou outros produtos vendidos no estabelecimento aos clientes. (Gestão Operacional)
Área financeira - As funções associadas à captação e afetação de capitais, ou seja, recebimentos dos clientes e pagamentos aos fornecedores. (Área Financeira)
Área de compras - Todos os meios necessários à produção, ou seja, aquisição de matérias primas ou de compra para revenda de produtos sem transformação, como, por exemplo, garrafas de vinho. (Área de Logística)
Área administrativa - As funções de coordenação e de orientação para a realização do objetivo da empresa. Pode incluir as atividades de recursos humanos. (Áreas de Suporte e de Recursos Humanos)
São tantas ou mais áreas conforme o tamanho da própria empresa. Sem estas áreas principais a vida da empresa é impossível, daí estas desenvolverem-se quase intuitivamente, e, de forma até natural, nas empresas mais familiares. O que muda então? É a forma como cada área se organiza internamente, as funções que desempenha e o número de pessoas que acolhe. E, o sucesso advém, da coordenação destas factores e da capacidade de tomada de decisão quanto ao destino da empresa.
Quão pode o seu negócio ficar mais claro ao identificar estas áreas?
Agende uma reunião de diagnóstico ao seu negócio para identificar quais as áreas que podem estar em falta no seu negócio! Há decerto soluções simples a identificar nesta reunião que podem desde logo solucionar algumas das situações identificadas e funcionar como mais valia. A reunião de diagnóstico não apresenta custos ou compromissos futuros.
Marque a sua reunião de diagnóstico através do preenchimento da box de contato no rodapé.

Comments